1º – Sempre cantar músicas, pois as
crianças aprendem mais fácil;
2º Atividades de coordenação motora:
Caixa de areia, escrita no ar, andar sobre a letra no pátio do colégio ou na
sala de aula;
3º Atividades de colagem sobre a
letra com: barbante, papel crepom, papel picado, EVA;
Observe que no Maternal a criança não
escreve, só identifica as vogais.
4º Conte uma história com avião, faça
dobradura de avião e dê para as crianças brincarem.
5º Você pode introduzir neste momento
a atividade de cobrir pontilhados e será assim até a criança ter total domínio
da escrita correta das letras (Isto também pode ser aplicado aos números).
6º Você trabalha com a vogal A pelo
menos duas semanas seguidas.
No maternal, você trabalha somente a
letra caixa alta .
7º Faça um cronograma mensal para
saber quando poderá trabalhar com a vogal seguinte e assim organizar as
atividades que serão aplicadas.
No Jardim II, você trabalha cada
vogal somente por uma semana, pois terá que introduzir as famílias silábicas ao
longo do ano e trabalhar todo o alfabeto. Lembrando que para introduzir o
alfabetom use histórias ou músicas . Conforme a postura do professor, poderá
ser trabalhado dois padrões ao mesmo tempo.
8º Para introduzir as vogais, use
caixa surpresa.
9º Depois de introduzir a segunda
vogal, você pode (e deve) ficar revisando a vogal anterior, para não confundir
a cabecinha da criança. Você deve ficar trabalhando com a mesma vogal por uma
semana, na semana seguinte só revisando e assim sucessivamente: Uma semana
letrinha nova, semana seguinte as duas já conhecidas. Isto significa um
intervalo entre uma vogal nova e outra já conhecida. (Neste intervalo, você
pode apresentar os números).
Nesta sequência teremos:
Março: Vogal A (1ª e 2ª semana)
Vogal E (3ª e 4ª semana)
As duas juntas – última semana do mês
Abril – Vogal I (1ª e 2ª semana)
As três vogais (3ª semana)
Vogal O (4ª semana)
Maio: Vogal O (1ª semana)
As quatro juntas (2ª semana)
Vogal U (3ª e 4ª semana)
Junho – revisão durante todo o mês de
todas as vogais.
11º Para revisar todas as vogais,
você pode montar um livrinho com a seguinte sequência de atividades para todas
as letras:
Recorte de várias formas da vogal em
estudo de jornais, livros e revistas
Recorte de diversas palavras que
iniciam com a vogal;
Colagem de objetos cujos nomes
iniciam com a letra em estudo;
Uma música.
FONTE:
http://educaoinfantilmundodacriana.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário