Introdução
Não
há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e
demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres,
pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes,
encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri
Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos
para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas
posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações,
idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o
professor possa organizar situações e atividades em que as crianças
possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio
corpo.
Objetivos - Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
- Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos
Conteúdos específicos Expressividade / Dança
Ano As atividades aqui propostas podem ser adaptadas para a pré-escola.
Tempo estimado 20 a 30 minutos
Material necessário Pedaços de tecido leve (quadrados de 50x50 cm)
Aparelho de som
Espaço
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala
antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A
música é muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar
uma sugestão.
Desenvolvimento da atividade As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas confortáveis!
1 Comece
reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa Virou
(Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande
roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés:
todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de
todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora
mais rapidamente. Você pode enriquecer a brincadeira, sugerindo:
- O meio da roda é uma piscina!
- O meio da roda é uma grande gelatina!
- O meio da roda é um tapete de grama!
2 Peça
que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É
importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se
movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto
Gismonti, CD Circense).
Não se esqueça que, para as crianças
pequenas, o entorno simbólico é muito importante para a atividade. Diga a
eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão
habitantes dela...
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...
3 Distribua
para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É
importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem
agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala manipulando os
pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos,
como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as
paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar
sem pintar. Sugestão de música: Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD
Sentinela).
4 Sempre
ao som de uma música (por exemplo Fome Come, da Palavra Cantada, CD
Canções de Brincar), sugira uma brincadeira que as crianças adoram: peça
que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma
parte diferente do corpo:
- com a cabeça
- com a barriga
- com o braço
- com o cotovelo
- com os pés
- com as costas
- com o bumbum
- com as palmas das mãos etc.
5 Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão de música: Palhaço (Egberto Gismonti, CD Circense).
Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão
ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes
Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar
seu rosto e partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve
ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito
especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma
atividade movimentada.
Avaliação
O recém-publicado documento Orientações Curriculares Expectativas de
Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil da
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo observa que a avaliação
que mais deve interessar o professor não é aquela que compara diferentes
crianças, mas a que compara uma criança com ela mesma, dentro de certo
período de tempo. Assim, o professor tem na observação o melhor
instrumento para avaliar a aprendizagem dos pequenos: eles participaram
da atividade? Em qual momento se envolveram mais? O que foi mais
desafiador para cada criança? E para o grupo? Essas e outras perguntas
ajudam inclusive o professor a planejar as próximas atividades, mantendo
ou modificando suas propostas dentro do campo de experiências do
Movimento para as crianças.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/dancando-gente-aprende-428215.shtml