quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Olha que ideia legal:



MELHOR QUE BRINCAR É CONSTRUIR O BRINQUEDO!!!

CAMINHÃO DE CAIXA DE SUCO E TAMPAS!

DOMINÓ DE CAIXINHAS DE REMÉDIOS!

BONECOS COM ROLINHOS DE PAPEL..

BILBOQUE DE FUNIL..

OUTRO DE PET..


E ESSE DE PAPEL.......

TRATOR DE PET.......

CARRINHO.........

DOMINÓ GIGANTE COM CAIXA DE CAMISA...

DOMINÓ GIGANTE COM FORMAS GEOMÉTRICAS.......

PEÃO...

BINGO....

DOMINÓ DE PAPEL..

COFRINHOS..

TAMPINHAS........

MONSTROS S.A

MAIS MONSTROS

FIXANDO QUANTIDADES

PORCO DE EMBALEGAM DE AMACIANTE...

MAIS UM COFRINHO


PET PARA ORGANIZAR OS MATERIAIS......

ESSE EU AMEI ..VOU FAZER ASSIM PARA FICAR AS VOGAIS...

BOLHA DE SABÃO...........

TELEFONE SEM FIO..................

MUITAS CONSTRUÇÕES..........

E MAIS MONSTROS!!!!!!
http://pri-educacaoinfantilparaserfeliz.blogspot.com.br/

sábado, 24 de novembro de 2012

É dançando que a gente aprende

Introdução

Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
Objetivos
- Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
- Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos

Conteúdos específicos
Expressividade / Dança

Ano
As atividades aqui propostas podem ser adaptadas para a pré-escola.

Tempo estimado

20 a 30 minutos

Material necessário
Pedaços de tecido leve (quadrados de 50x50 cm)
Aparelho de som

Espaço
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A música é muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugestão.

Desenvolvimento da atividade
As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas confortáveis!

1 Comece reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Você pode enriquecer a brincadeira, sugerindo:
- O meio da roda é uma piscina!
- O meio da roda é uma grande gelatina!
- O meio da roda é um tapete de grama!

2 Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto Gismonti, CD Circense).
Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela...

Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.

Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...

Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...

Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...

Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...

3 Distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar. Sugestão de música: Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD Sentinela).

4 Sempre ao som de uma música (por exemplo Fome Come, da Palavra Cantada, CD Canções de Brincar), sugira uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo:
- com a cabeça
- com a barriga
- com o braço
- com o cotovelo
- com os pés
- com as costas
- com o bumbum
- com as palmas das mãos etc.

5 Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão de música: Palhaço (Egberto Gismonti, CD Circense).

Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.

Avaliação
O recém-publicado documento Orientações Curriculares Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo observa que a avaliação que mais deve interessar o professor não é aquela que compara diferentes crianças, mas a que compara uma criança com ela mesma, dentro de certo período de tempo. Assim, o professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual momento se envolveram mais? O que foi mais desafiador para cada criança? E para o grupo? Essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as próximas atividades, mantendo ou modificando suas propostas dentro do campo de experiências do Movimento para as crianças.

 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/dancando-gente-aprende-428215.shtml

TRABALHANDO COM OS NOMES

(Ana Karina Pierangelli)

LINGUAGEM ORAL

A Roda da Conversa é uma prática na Educação Infantil muito importante. Com ela podemos criar um elo de dialogo, uma maneira de escutar os alunos sobre suas necessidades, avaliar o trabalho que foi realizado , os conhecimentos prévios que tem sobre determinado assunto ou simplesmente conhecer seu aluno em sua amplitude.
A alfabetização na Educação Infantil tem que ser prazerosa, de forma LÚDICA, para tornar-se significativa.
Mas devemos planejar e diversificar todo esse trabalho, pois mesmo sendo “gostoso”, com o tempo cansa. (diversidade de materiais e locais para esse momento)
Também não precisamos todos os dias fazer o uso de diferentes materiais, mas fazer todos os dias com o mesmo material mas com enfoque diferente ou seja diversificar seu objetivo com o mesmo material.
Segue algumas orientações e sugestões para trabalhar com os NOMES no momento da Roda da Conversa:
Crachás
O crachá deve acontecer todos os dias, mas muitas vezes não damos o devido valor. Ele é uma ferramenta imprescindível na formação da identidade do aluno e colegas , torna-se uma referência para o aluno.
Algumas sugestões de atividades para o uso dos crachás:
Observar seus nomes e dos colegas;
>As letras iniciais;
>Os alunos com letras iniciais iguais e os grupos que se formaram;
>Descobrindo que quem é (momento da observação)
>Trocando com o colega.( professor entrega os crachás de forma aleatória, e um por vez tem que entregar o crachá correspondente)
>Caça ao Nome: esconder o Crachá na sala ou pelo chão e fazer com que cada aluno procure seu nome ou do colega.
>Caixa escondida: O crachá fica em uma caixa , a criança pega um crachá e entrega para o “dono do crachá”;
>Com as letras do meu nome eu tenho os seguintes colegas: Com o uso das letras de seu nome a criança pode ter colegas que iniciem com algumas delas.. por exemplo: J O Ã O -
(JORGE, OTÁVIO E ANA) mas não esquecer de mencionar a diferença do à e do A de Ana, pois tem o mesmo som, mas é diferente, pois não deve ser deixado de lado.
>Quantidade de letras no seu nome e dos colegas e agrupamentos;
>Letras repetidas no nome;
>Mala dos desejos: Procurar a inicial do nome com algum objeto dentro da mala
Fichas dos Nomes
Como sugestão a Ficha deve deve ser confeccionada e ter aproximadamente 30 X 7cm ou mais, em papel mais duro, todas as letras maiúsculas proporcionais ao tamanho da ficha e se possível com adesivo transparente (tipo contact ou durex grosso), pois dá para usa-las o ano todo.
Algumas sugestões para trabalhar com as fichas:
>As sugestões dos crachás;
>1ª letra e letra final
>Letras intermediárias
>De quem será? O professor deve esconder a ficha, mostrar somente a primeira letra ou a ultima para que os alunos organizem suas hipóteses . Em caso de ter crianças com a mesma inicial ou final, abrir a subseqüente até que descubram;
>Organizar as fichas em ordem alfabética e observar as letra que estão faltando
>Quais as letra que tem mais nomes? Quais estão faltando? Alguns nomes são iguais?
>Organização de fichas pelo número de letras.
LINGUAGEM ESCRITA
O Registro de todo o processo realizado na Linguagem Oral.
É uma ferramenta de observação para o professor saber se o que está apresentando para os alunos está sendo ou não significativo.
Algumas sugestões para o registro das atividades com os crachás e fichas de nomes:
>Tabela com nomes: Na lousa, com o giz , construir uma tabela de nomes em que cada criança deverá escrever seu nome e em outro momento o nome do colega da sala. (Uma oportunidade de trabalhar com as letras espelhadas e corrigir as letras que são escritas de forma diferente, mas escolha umas duas crianças por dia para a intervenção, mas não esqueça que estamos na educação infantil e não deve ser drástica, mas prazerosa )
>Tabela de meninos e meninas: A professora faz uma tabela na lousa tipo chamadinha e a criança escreve seu nome.
>Organização alfabética dos nomes: Em grupos e fichas menores as crianças irão organizar as fichas em ordem alfabética.
>As letras que não temos em nossa sala: Aproveitando a organização alfabética dos nomes, trabalhar com as letras que não tem na sala, mas abrindo possibilidades para a casa ou colegas de outras salas, até que todas as letras sejam utilizadas.
>Escolhendo um nome por dia: Aproveitar o ajudante do dia e trabalhar a quantidade de letras que tem no nome dele e as possibilidades de construir outras palavras usando rimas, letras. Por exemplo Ana rima com banana e tem Ana no meio, alem da possiblidade de escrita com as letras de seu nome A N A (ANGELA, NESCAU, ALGODÃO)
>Nomes silabicamente: usar ampliando o repertório da criança ex: MURILO (Musica, Risada e Lousa)
>Registro dos nomes em comum das crianças
>Realizar situações problema e registro (espontaneo)
>Trabalho com alfabeto móvel
>ENTRE OUTRAS TANTAS ATIVIDADES;
OBSERVAÇÃO
Devemos observar nossos alunos para que seja planejado as atividades de acordo com as necessidades de cada sala de aula.
Cada aluno tem seu ritmo, mas devemos oportunizar ao aluno a ampliação desse repertório
Devemos lembrar que na Educação Infantil devemos usar todos os eixos de trabalho que é norteado pelo Referencial da Educação Infantil.

(Ana Karina Pierangelli)

http://www.alfabetizarbrincando.com

 

domingo, 18 de novembro de 2012

Brincadeiras regionais



Do que as crianças brincam? Nesta série especial reunimos 40 brincadeiras de todas as regiões do Brasil. Aprenda as regras, ouça as músicas e experimente! Em breve, confira cinco vídeos imperdíveis, com o melhor de cada região

Mapa de brincadeiras regionais do Brasil
Brincadeiras do Sudeste

Brincadeiras do Norte

Brincadeiras do Nordeste

Brincadeiras do Sul

Brincadeiras do Centro-Oeste

 http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/